O Gás Liquefeito de Petróleo (Gás GLP), conhecimento popularmente como gás de cozinha, é proveniente da separação das frações mais leves do petróleo. Trata- se de um combustível gasoso à pressão e temperatura ambientes, inflamável e inodoro.

 

O GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), ou gás de cozinha, consiste numa mistura gasosa de hidrocarboneto obtido do gás natural das reservas do sub-solo, ou do processo de refino do petróleo cru nas refinarias.

O GLP é acondicionado dentro de cilindros em estado líquido. O cilindro quando cheio, contém em seu interior 85% de GLP em estado líquido e 15% em estado de vapor. O GLP em estado líquido começa a se transformar em vapor a medida que os aparelhos a gás são utilizados.

Uma característica marcante do GLP é não possuir cor nem cheiro próprio. No entanto, por motivo de segurança, uma substância do grupo Mercaptan¹ é adicionada ao GLP ainda nas refinarias. Ela produz o cheiro característico quando há um vazamento de gás. O GLP não é uma substância tóxica, porém se inalado em grande quantidade, produz efeito anestésico.

Poder Calorífico do GLP em relação a outros combustíveis:

QUANTIDADE COMBUSTÍVEL PODER CALORIFICO
1 Kg GLP
11.500 KCal
1 m³ Gás Natural 9.400 KCal
1 m³ Gás de Rua 4.200 KCal
1 Kg Óleo Diesel 10.200 KCal
1 Kg Carvão 5.000 KCal
1 Kg Lenha 2.900 KCal
1 Kw Energia Elétrica 860 KCal

¹ Mercaptan é uma substância química de forte odor. Ela se mistura total e livremente ao gás e não é venenosa. Seu cheiro é tão penetrante que basta colocar em cada litro de gás somente uma gota. (EGSA, Teorias e aplicações de equipamentos para GLP, p. 5.).